Ponto de encontro dos Ciclídeo maníacos

Bem vindo ao Fórum Ciclídeos BR!

O verdadeiro ponto de encontro dos Ciclídeo Maníacos.

Para visualizar as novas mensagens, clique em Login.

Se ainda não é membro, Registre-se.
Publicidade
O aquário do trimestre

Última publicação
Filtragem no Aquário
Buscar
 
 

Resultados por:
 


Rechercher Busca avançada

Últimos assuntos
» NOVO AQUARIO
Hoje à(s) 2:21 pm por Wagner Castro

» Sulamericanos em 6oo litros
Hoje à(s) 8:17 am por Wladimyr

» Malawi Family
Hoje à(s) 8:16 am por Wladimyr

» Black Rocks to Malawi
Hoje à(s) 8:16 am por Wladimyr

» Aquário de 200 litros
Hoje à(s) 8:10 am por Wladimyr

» Meu Reef JR
Hoje à(s) 8:04 am por Wladimyr

» *** GALHO VERDE COM "BOLHAS" ***
Hoje à(s) 6:07 am por XAND

» AQUALIVE AFRICAN II "Atualização 10/07 pg 12"
Ontem à(s) 12:11 pm por Emerson Souza Santos

» Novo Marinho 148litros
Ontem à(s) 12:09 pm por Emerson Souza Santos

Dezembro 2014
SegTerQuaQuiSexSabDom
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
293031    

Calendário Calendário

Foto-concurso
https://www.facebook.com/119534308159638/photos/a.188113827968352.38199.119534308159638/295078133938587/?type=1

http://www.youtube.com/user/CiclideosBR

Como Construir um Aquário?

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Como Construir um Aquário?

Mensagem por Thiago Cardoso em Qui Fev 14, 2013 10:23 am

CONSTRUÇÃO DO AQUÁRIO

Duas grandes dúvidas dos aquaristas são quanto à possibilidade de fazer seu próprio aquário e se isto seria vantajoso. De antemão, posso dizer que ambas as respostas são afirmativas. É perfeitamente possível você construir seu próprio aquário, desde que siga alguns critérios de projeto. Quanto à questão de ser vantajoso, isto é relativo. Se bem feito, pode haver uma economia de até 40%. Apesar disso, qualquer erro mínimo pode levar todo o trabalho a perder, fazendo você gastar mais do que se comprasse em uma loja e ainda perdendo alguns privilégios deste ato. Seguindo os passos abaixo, você tem grande chance de ter sucesso:

1. Projeto: é importante o projeto de todo o aquário em um papel. Deve-se calcular todas as medidas, levando em conta todos os aspectos, até mesmo a espessura do vidro a ser usado. Por exemplo, se o vidro for de 5 mm, a largura da base terá que ser a do vidro lateral mais 1 cm, proveniente da espessura dos vidros frontais. Às vezes, se isto não for levado em conta, os vidros não "encaixarão".

2. Material: são necessários os vidros do aquário, uma seringa, um tubo de cola à base de silicone, uma flanela, álcool e uma pedra para polimento.

2.1 Vidro: o vidro pode ser qualquer um, desde que respeite uma espessura mínima, condição para que o aquário não se rompa.

Para montar seu aquário, você precisará de 7 pedaços de vidro: vidro do fundo, frente, vidro traseiro, duas laterais e duas travas. Para moldá-los ao tamanho do seu aquário, você tem duas opções: comprar o vidro já cortado no tamanho certo ou cortá-lo com um diamante. Para isso, põe-se uma régua no local do corte, e passa-se o diamante, que riscará o vidro. Após isso, é só dar uma "batidinha", com o cabo da ferramenta mesmo. Atenção: qualquer erro, mesmo que milimétrico, pode fazer com que sobrem espaços na colagem do vidro.

2.2 Seringa: a seringa servirá para pôr a cola, para facilitar a colagem.

2.3 Cola de silicone: dê preferência às de colagem rápida e indicadas para aquários, que são mais resistentes. Evite as que tenham anti-mofo, anti-fungos, ou qualquer coisa do tipo, pois podem comprometer a vida do aquário.

2.4 Flanela: serve para a limpeza das mãos e do aquário.

2.5 Álcool: serve para limpar os vidros do aquário.

2.6 Pedra para polimento: serve para polir o aquário, evitando acidentes.

3. Preparação: antes de iniciar a colagem, deve-se preparar os vidros. Faça o polimento de suas bordas, para evitar possíveis acidentes (cortes). Após isso, limpe todo o vidro com uma flanela e álcool, para que a cola possa aderir melhor.

4. Colagem: para facilitar a colagem, ponha a cola dentro de uma seringa de 10 ml. A cola será aplicada com a seringa. Para colar os vidros, passe cola na face de um deles e aproxime a borda do outro (de acordo com a figura abaixo).



Inicie pelas laterais, colando-as uma a uma, formando um retângulo. Se preciso, utilize um esquadro (aparelho de madeira que tem um ângulo reto), para garantir que as paredes do aquário formem 90º entre si. Dependendo da cola, pode ser que seja necessário usar fita durex, para manter os vidros na posição. Aguarde secar um pouco. Depois da secagem, é a hora de colar o fundo. Passe cola sobre o vidro do fundo (do mesmo modo que nas laterais) e coloque o retângulo formado pelas laterais sobre este, de acordo com a figura abaixo:



Passe cola por dentro, aproveitando para reforçar a colagem lateral. À medida que for pondo cola com a seringa, vá passando o dedo, para que ela ocupe todos os espaços. Faça o mesmo com o fundo. Depois, passe cola nos vidros frontal e traseiro e ponha as travas, de acordo com a figura abaixo:



5. Teste: após 24 horas de secagem, teste o aquário com água. Se estiver vasando, seque-o e passe mais cola. Quando não houver mais vasamentos, seu aquário estará pronto.

Construção de aquários
A unidade básica do aquário é o próprio aquário, claro, seja de água doce ou salgada. O problema é que, por questões de custo ou preferência, diversas vezes o aquarista é levado a decidir por um aquário que não é seguro. Proponho que um aquário seguro seja aquele com capacidade de não vazar ou apresentar qualquer problema estrutural por anos a fio. Não creio que alguém queira montar um aquário que "dure" pouco tempo. Por isso, este artigo considerará a questão de segurança como base. A meu ver, qualquer aquário deve ser seguro antes de qualquer outra coisa.
Noções básicas
Todos sabemos que a água exerce pressão sobre os vidros do aquário. em determinados pontos, a pressão é maior que em outros. O interessante dessa questão é que pressão é uma função da coluna de água do aquário, ou seja, sua "altura". Quanto mais alto, portanto, mais espesso terá que ser o vidro com que o tanque deve ser construído. Então, o que quero dizer é que, por exemplo, um aquário de 100 cm de altura, independente de ter, novamente por exemplo, apenas 30 x 30 cm de base, precisa usar vidros de espessura adequada, nesse caso específico, de 19 mm. A noção de que por causa do aquário ter sua base "pequena" permite que se use vidros pouco espessos não é real, dado o fato da pressão ser exercida por conta da coluna d'água, e não do volume do aquário. Da mesma maneira, citando outro exemplo, um aquário de 40 cm de altura pode tranquilamente usar vidros de 5 mm, mesmo tendo, por exemplo, a base de 100 x 100 cm. Novamente, o que importa não é o volume, mas a pressão exercida pela água devido à coluna d'água.
Com a finalidade de tornar o aquário ainda mais resistente à pressão da água, existe a possibilidade de se usar "travas" de vidro para reforçar sua estrutura. As travas são tiras de vidro que, colocadas no entorno do aquário, e, a partir de certo comprimento do tanque, também usadas desde o vidro da frente ao vidro do fundo (travas transversais), torne o conjunto firme e muito mais resistente do que apenas usar quatro vidros para o contorno e um para o fundo do aquário.
O travamento mais eficaz que conheço para aquários é o que se chama de "travas francesas", que descreverei abaixo, e é justamente o único que consideraremos neste artigo.

O comprimento do aquário define a espessura do vidro necessário para uma determinada coluna de água; aquários a partir de 100 cm de comprimento devem usar vidros mais espessos por causa da torção que podem sofrer, mesmo se forem montados com travas.
A base
O vidro de base do aquário é onde serão colados os das laterais, sempre montados "por cima" da base.


Os vidros laterais devem ser colados em cima do vidro da base. Vista frontal.

Os vidros frontal e traseiro devem ser montados sobre o da base, e ficarem perfeitamente alinhados e em esquadro com os outros.


Vidros do fundo e da frente já colocados

Vista lateral.
A colagem dos vidros deve seguir uma determinada ordem que facilita o processo, sendo que o primeiro vidro a ser colado pode ser um lateral. Nele, cola-se o do fundo sobre o da base. Feito isso, tem-se um "esquadro" formado. depois, cola-se o vidro frontal e, dando-se folga inclinando um pouco o frontal, cola-se o último lateral. Uma excelente solução para manter tudo no lugar enquanto a cola seca é usar fita adesiva larga, passada cuidadosamente de um vidro para o que esteja junto a ele.
Existe uma cola de silicone que serve para aquários, e ela vem com a especificação de uso escrita no rótulo. Usar outro tipo de cola de silicone não dá resultado satisfatório; o vidro cola, mas a colagem não permanece coesa (não dura muito tempo).
É muito importante, também, esperar no mínimo 24 horas para a cola secar antes de travar o aquário. Quanto mais seco o ambiente e alta a temperatura, mais rápido a cola seca.
Não podem haver bolhas de ar entre os vidros, após a aplicação da cola de silicone. Se isso acontecer, deve-se usar mais cola e retirar as bolhas imediatamente quando são identificadas.
Um fato muito importante mas geralmente esquecido é que os vidros terão que ter um "desconto" em suas medidas de acordo com sua espessura. Exemplo; se um aquário terá vidros de 6 mm, deve-se levar isso em conta e usar, nos vidros da frente e de trás do aquário, o comprimento desejado menos 1,4 cm. 1,2 cm é a soma da espessura dos dois vidros, e recomendo 1 mm de sobra para cada lado, para a cola e eventuais ajustes entre os vidros.
Travas francesas
As travas devem seguir alguns parâmetros, para serem eficazes. Em aquários até 100 cm de comprimento, elas podem ter de 6 a 8 cm de largura. Para aquários mais longos, podem ser mais largas.
As travas francesas são montadas cruzadas no aquário, sendo que as que vão por cima do aquário devem ser colocadas antes.


As primeiras travas vão sobre o aquário.

Visão frontal.
A próxima etapa é colocar as travas internas, que devem ter comprimento menor que as superiores para poderem caber dentro do aquário, e serão coladas sob as travas superiores.


Travas internas coladas sob as superiores.

Vista superior.

Notemos que as travas devem ser cortadas e coladas de maneira com que elas se cruzem nos cantos.

Em aquários mais longos, é necessário colocar travas transversais a cada 50 ou 60 cm, descontada a largura da própria trava, seguindo o mesmo sistema de "cruzar" a trava interior com a de cima. Nesse caso, as outras travas têm que ser cortadas para acompanhar as transversais.
Ainda; aquários de coluna d'água igual ou superior a 70 cm de coluna de água se beneficiam muito de travas coladas imediatamente sobre seu fundo, a fim de reforçar ainda mais a estrutura.
Uma única recomendação:
Se você nunca colou vidros para aquário e pretende fazer a colagem do seu, tenha certeza que está fazendo direito. Eu, sinceramente, recomendo que você procure uma boa loja que monte aquários, se pretende ter um tanque de 50 cm ou mais de altura, seja qual for o volume total. A coisa parece fácil, mas não é. A colagem do aquário deve ser feita cuidadosamente, e isso determinará a vida útil de seu tanque.

fonte: apostila gratuita

Thiago Cardoso
Cichla ocellaris
Cichla ocellaris

Mensagens: 1532
Data de inscrição: 10/07/2012
Idade: 32
Localização: São Paulo / Zona Leste / Itaquera

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Como Construir um Aquário?

Mensagem por Lucas Duarte em Qui Fev 14, 2013 1:47 pm

Parabéns Thiagão, teria como apresentar aquela tabela de cálculo de espessura, medidas para corte das peças e travas aqui no forum?

Lucas Duarte
Moderador
Moderador

Mensagens: 4571
Data de inscrição: 15/09/2012
Idade: 33
Localização: Taubaté / SP

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Como Construir um Aquário?

Mensagem por coosmond em Qui Fev 14, 2013 3:20 pm

Desculpa me intrometer no tópico mas eu vi e achei muito legal este site sobre cálculos de aquarios.

http://www.theaquatools.com/building-your-aquarium

coosmond
Amphilophus labiatus
Amphilophus labiatus

Mensagens: 337
Data de inscrição: 20/09/2012
Idade: 36
Localização: Zona Sul/SP/ Cidade Ademar

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Como Construir um Aquário?

Mensagem por Lucas Duarte em Qui Fev 14, 2013 3:39 pm

Fala Creber, conheço esse site e já te digo que é meio complicado usálo na confecção de aquários pelo fao dele não descontar a camada de silicone nas paredes dos vidros, dessa forma o aquário sairá da placa de fundo.

Eu fiz uma tabela no excel que calcula todas as placas de vidros, inclusive travas inferiores e superiores, caso queira me mande seu email que lhe envio essa tabala.

Lucas Duarte
Moderador
Moderador

Mensagens: 4571
Data de inscrição: 15/09/2012
Idade: 33
Localização: Taubaté / SP

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Como Construir um Aquário?

Mensagem por Thiago Cardoso em Sex Fev 15, 2013 7:10 am

Vou colocar man..

Thiago Cardoso
Cichla ocellaris
Cichla ocellaris

Mensagens: 1532
Data de inscrição: 10/07/2012
Idade: 32
Localização: São Paulo / Zona Leste / Itaquera

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Como Construir um Aquário?

Mensagem por Lucas Duarte em Sex Fev 15, 2013 10:03 am

Show.

Lucas Duarte
Moderador
Moderador

Mensagens: 4571
Data de inscrição: 15/09/2012
Idade: 33
Localização: Taubaté / SP

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Como Construir um Aquário?

Mensagem por Wladimyr em Sex Fev 15, 2013 11:39 am

Palmas

_________________
---------------------------------------------------
------------Meu Aquário de Oscares------------
---------------------------------------------------
----Criação de Caramujos e Lebistes----------
---------------------------------------------------

Wladimyr
Moderador
Moderador

Mensagens: 3253
Data de inscrição: 25/10/2012

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Como Construir um Aquário?

Mensagem por Thiago Cardoso em Sex Fev 15, 2013 11:47 am

Um dia, terei coragem para fazer um projeto totalmente diy, desde móvel, aquário, canister e termostato...além da luminária

Thiago Cardoso
Cichla ocellaris
Cichla ocellaris

Mensagens: 1532
Data de inscrição: 10/07/2012
Idade: 32
Localização: São Paulo / Zona Leste / Itaquera

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Como Construir um Aquário?

Mensagem por Emerson Souza Santos em Sex Fev 15, 2013 8:20 pm

Parabéns... Palmas

_________________
A precipitação é o início do fracasso e a paciência é o primeiro passo para o sucesso!!! Wink

Emerson Souza Santos
Administrador
Administrador

Mensagens: 2923
Data de inscrição: 17/08/2011
Idade: 24
Localização: Itaquera, São Paulo - SP

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Como Construir um Aquário?

Mensagem por Edson Paveloski Junior em Sab Fev 16, 2013 12:51 pm

Legal o artigo, esclarece muitas coisas! very good Palmas

Será que é viável construir um aquário com acrílico?

_________________
Edson Paveloski Junior


Edson Paveloski Junior
Administrador
Administrador

Mensagens: 2305
Data de inscrição: 19/08/2011
Idade: 25
Localização: Jandira-SP

Ver perfil do usuário http://www.ciclideosbr.com/

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Como Construir um Aquário?

Mensagem por Lucas Duarte em Dom Fev 17, 2013 6:19 pm

O acrílico tem poucas vantagens comparando com vidro (mais leve, fácil retirada de riscos, mais resistente e etc) mas conversando com um amigo que trabalha com acrílicos ele me disse que o material se conforma a 40º onde fica muito arriscado para aquários tropicais que chegam a 35º com frequência, sendo mais indicado apenas para aquários marinhos.
Mas é possível sim.

Lucas Duarte
Moderador
Moderador

Mensagens: 4571
Data de inscrição: 15/09/2012
Idade: 33
Localização: Taubaté / SP

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Como Construir um Aquário?

Mensagem por Rafael Freitas em Seg Fev 18, 2013 11:32 am

Muito bom o artigo.
Interessante também essa informação sobre o acrílico.
Valeu pessoal.

Rafael Freitas
Lamprologus ocellatus
Lamprologus ocellatus

Mensagens: 60
Data de inscrição: 28/01/2013
Idade: 33
Localização: Brasília - DF

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Como Construir um Aquário?

Mensagem por Edson Paveloski Junior em Seg Fev 18, 2013 12:37 pm

Obrigado pela informação, Lucas! very good

Sobre temperatura, isso nem me preocupa muito, pois o máximo que chega aqui, e depende do cômodo da casa, é 33ºC. Na parte mais fresca da casa, nunca passou de 30ºC. Será que ainda haveria problema?

E para colar, silicone serviria?

_________________
Edson Paveloski Junior


Edson Paveloski Junior
Administrador
Administrador

Mensagens: 2305
Data de inscrição: 19/08/2011
Idade: 25
Localização: Jandira-SP

Ver perfil do usuário http://www.ciclideosbr.com/

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Como Construir um Aquário?

Mensagem por Wladimyr em Seg Fev 18, 2013 12:57 pm

Edson Paveloski Junior escreveu:
E para colar, silicone serviria?

Respondendo ao amigo, O Acrílico somente pode ser colado com uma cola específica para seu uso, e daí surge uma pequena desvantagem de aquários desse tipo, depois de seca a peça fica como que "soldada" não tem como descolar, o aquário inteiro vira uma peça só, então em caso de aquários muito grandes, não há a possibilidade de desmontar para remover de uma sala a qual o aquário não passe pela porta ou janela. (muito comum em caso de aquários muito grandes de já serem montados no local onde ficarão, e para transportar teria que ser desmontado, no caso dos vidros não tem problema) Alguns aquários comercializados "de marca" são feitos de acrílico. (os da Boyu por exemplo tem "carenagem" em acrílico) Fora Betteiras e Criadeiras nesse material.

[]s

_________________
---------------------------------------------------
------------Meu Aquário de Oscares------------
---------------------------------------------------
----Criação de Caramujos e Lebistes----------
---------------------------------------------------

Wladimyr
Moderador
Moderador

Mensagens: 3253
Data de inscrição: 25/10/2012

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Como Construir um Aquário?

Mensagem por Edson Paveloski Junior em Seg Fev 18, 2013 1:19 pm

Entendo. Vou dar uma pesquisada em lojas que trabalham com o material e ver como posso fazer e se é viável.

Obrigado Wladimyr! very good

_________________
Edson Paveloski Junior


Edson Paveloski Junior
Administrador
Administrador

Mensagens: 2305
Data de inscrição: 19/08/2011
Idade: 25
Localização: Jandira-SP

Ver perfil do usuário http://www.ciclideosbr.com/

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum