Ponto de encontro dos Ciclídeo maníacos
Bem vindo ao Fórum Ciclídeos BR!

O verdadeiro ponto de encontro dos Ciclídeo Maníacos.

Para visualizar as novas mensagens, clique em Login.

Se ainda não é membro, Registre-se.
Publicidade
O aquário do trimestre

Última publicação
Filtragem no Aquário
Buscar

Resultados por:

Rechercher Busca avançada

Últimos assuntos
» Apresentação
Qua Maio 17, 2017 3:43 pm por Dionisio

» Revista digital
Ter Maio 16, 2017 5:51 pm por jose antonio dos reis

» Projeto Vuvuzela Tanganyika
Sex Maio 12, 2017 1:34 pm por Dionisio

» Alimentação FH
Ter Maio 09, 2017 1:44 am por Kari

» Apresentação
Seg Abr 03, 2017 1:06 am por Alexandre Krassuski

» Melafix 100% caseiro!
Seg Abr 03, 2017 12:59 am por Alexandre Krassuski

» Aqua de Ciclideos Africanos
Seg Mar 27, 2017 8:42 pm por Bruno Emple

» Projeto Tanganyka 200L DIY
Qua Mar 22, 2017 1:32 pm por Emerson Souza Santos

» Me apresento a todos
Qua Mar 22, 2017 1:31 pm por Emerson Souza Santos

Maio 2017
SegTerQuaQuiSexSabDom
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
293031    

Calendário Calendário

Foto-concurso
https://www.facebook.com/119534308159638/photos/a.188113827968352.38199.119534308159638/295078133938587/?type=1

http://www.youtube.com/user/CiclideosBR

Iniciante Jumbo - 330 litros

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Iniciante Jumbo - 330 litros

Mensagem por icarocampos em Seg Mar 17, 2014 4:55 pm

Boas a todos!
Estou meio que iniciando em aquários jumbos (Já tive um Oscar). 
Esta semana adquiri um aquário de 330L e estou querendo aproveitar o Jack que tenho e povoá-lo um pouco mais. Minha ideia é colocar mais umas 2 espécies junto ao Jack e também uma Arraia  e criar um layout Biótopo e gostaria da ajuda de vocês, abaixo vai o setup do aquário

Medidas 120 x 50 x 60 (CxLxA)
2 Lampadas fluorescente 90cm (30W)
1 Ventilador de 120mm com controle de velocidade
1 Termostato 300w
2 Filtros de canto com 4 divisões cada
2 bomba Sarlo Better de 1000L/h (pretendo mudar para um canister caseiro de 2000L/h

Dúvidas:
1ª - Junto ao aquário veio aproximadamente 50 quilos de substrato cascalho de rio com granulometria que varia de 0,5cm a 1,0cm. Há algum risco para os peixes devido ao tamanho do cascalho?

2ª - Para ter uma Arraia, é obrigatório o uso da areia?

3ª - Qual o calculo de volume de água X peixe?

4ª - Fauana, quais peixes são aconselháveis para viver com o Jack? Eu estava pensando e um GT e um AD

Acho que inicialmente é isso, hoje a noite estarei colocando o fundo preto nele e postando fotos. Abraços a todos e desde já agradeço a ajuda.
icarocampos
Alevino
Alevino

Ver perfil do usuário

Re: Iniciante Jumbo - 330 litros

Mensagem por Lucas Duarte em Seg Mar 17, 2014 5:50 pm

icarocampos escreveu:Minha ideia é colocar mais umas 2 espécies junto ao Jack e também uma Arraia.....
Acho seu aquário muito pequeno para manter uma arraia, mesmo as menores (Histrix macho) necessitam de um espaço de no mínimo 1,5m para o nado.
icarocampos escreveu:2 Filtros de canto com 4 divisões cada
2 bomba Sarlo Better de 1000L/h (pretendo mudar para um canister caseiro de 2000L/h
Para um aquário de 300 litros, ainda mais para peixes maiores, o ideal seria a instalação de um sump. Caso tenha dificuldade dois canisters de 1400 a 1500 L/h cada daria conta do recado.
Lembre-se de que seu maior investimento será nas biomíkdias de alta porosidade, como Siporax, X100, Matrix ou em caso de espaço maior, ISTA.
icarocampos escreveu:1ª - Junto ao aquário veio aproximadamente 50 quilos de substrato cascalho de rio com granulometria que varia de 0,5cm a 1,0cm. Há algum risco para os peixes devido ao tamanho do cascalho?
A longo prazo o cascalho maior tende a ser mais problemático, ele acumula muita matéria orgânica ao longo do tempo sendo necessário uma manutenção intensa nas TPA's.
Recomendo para a montagem a areia de filtro de piscina, é boa, bonita e barata...rss.
icarocampos escreveu:2ª - Para ter uma Arraia, é obrigatório o uso da areia?
Sim, os cascalhos mais pesados ou pontudos irão estressas e/ou machucar a arraia, por isso a areia é obrigatória na sua criação. Mas lembre-se que esse aquário é muito pequeno para tal peixe, opte por um de no mínimo 1,5m de frente.
icarocampos escreveu:3ª - Qual o calculo de volume de água X peixe?
Esse é um cálculo erroneamente imposto no hobby, devemos "calcular" o tamanho máximo do peixe, territorialismo, espaço para nado, comportamento e etc. Em um aquário de 300 litros optaria por apenas 2 peixes de médio/grande porte seguido de alguns companheiros menores.
icarocampos escreveu:4ª - Fauana, quais peixes são aconselháveis para viver com o Jack? Eu estava pensando e um GT e um AD
Pessoalmente optaria por 2 JD com um cardume de Danios ou similar, mas os companheiros lhe darão uma maior variedade para a montagem.

Abç.
Lucas Duarte
Moderador
Moderador

Ver perfil do usuário

Mensagem por Wladimyr em Seg Mar 17, 2014 7:07 pm

Olá amigo,

Estou de acordo com todas as observações inclusive sobre a fauna propostas pelo amigo Lucas Duarte, e sobre esta mesmo como são muitas possibilidades deixarei algumas opções de variação.

O JDNB normalmente é uma espécie bem tranquila de convivência com outros peixes, nesse tamanho de aquário colocaria uma espécie de cardume ou grupo, um companheiro de porte igual ou menor e um cascudo de alguma espécie que mais lhe atraia.:

- Como opções para cardumes ou grupos indico: 1 macho e 3 fêmeas de Xiphophorus hellerii (espadinhas) ou 5 Danio malabaricus (Dânio gigante) ou 2 machos e 6 femeas de Xiphophorus maculatus (Platy) ou 5 Puntius sachsii (Barbo ouro) {os colegas ainda podem contribuir com mais}.

- Como opções para tankmate de porte aproximado indico: 1 JDNB ou 1 A. Nigrofasciatus (acará do congo) ou 1 Thorichthys meeki (Boca de fogo) ou Geophagus sp. (chamados de carazinho existem muitas espécies disponiveis mas indico o surinamensis) {os colegas ainda podem contribuir com mais}.

[]s

----Criação de Caramujos e Lebistes----------
---------------------------------------------------
Wladimyr
Moderador
Moderador

Ver perfil do usuário

Mensagem por Pepê. em Seg Mar 17, 2014 7:28 pm

Oi Icaro, blz? Vou montar um aquário com 1,20 tbm (só que mais baixo e menos largo que o seu) de 270 litros, os amigos me indicaram três ciclídeos de médio porte e um cardume de algum barbo ou dânio. Acho que vou fazer o que eles indicaram.

Galera, em 330 litros não dá pra ter uns 5 ciclídeos de médio porte não? Vi em alguns vídeos que eles dividem a atenção entre eles e não ficam só correndo em cima de um. Se não me engano o nome do vídeo é "Aquarismo Jumbo" e o canal é dividido em episódios, vejam lá depois.

Abraço ícaro, boa sorte com a montagem!
Pepê.
Alevino
Alevino

Ver perfil do usuário

Mensagem por Wladimyr em Seg Mar 17, 2014 7:45 pm

Olá amigo Pepê, o nome disso é superlotação, em nosso fórum não praticamos ou pelo menos a maioria dos membros não indica que se faça

[]s

Wladimyr
Moderador
Moderador

Ver perfil do usuário

Mensagem por Lucas Duarte em Seg Mar 17, 2014 7:47 pm

Nós já vimos e comentamos, resumindo, esses vídeos não são referência para nada.

Aquário superlotado só traz problemas, principalmente a longo prazo. Digo isso por experiência própria amigo.

Aqui no Ciclídeo BR ninguém é a favor dessa prática.

Abç.
Lucas Duarte
Moderador
Moderador

Ver perfil do usuário

Mensagem por Pepê. em Seg Mar 17, 2014 8:11 pm

Imaginei mesmo que não é recomendado montar um aquário super lotado, além de tudo a estética não fica legal...
Pepê.
Alevino
Alevino

Ver perfil do usuário

Mensagem por icarocampos em Ter Mar 18, 2014 2:30 am

Lucas Duarte escreveu:
icarocampos escreveu:Minha ideia é colocar mais umas 2 espécies junto ao Jack e também uma Arraia.....
Acho seu aquário muito pequeno para manter uma arraia, mesmo as menores (Histrix macho) necessitam de um espaço de no mínimo 1,5m para o nado.
icarocampos escreveu:2 Filtros de canto com 4 divisões cada
Para um aquário de 300 litros, ainda mais para peixes maiores, o ideal seria a instalação de um sump. Caso tenha dificuldade dois canisters de 1400 a 1500 L/h cada daria conta do recado.
Lembre-se de que seu maior investimento será nas biomíkdias de alta porosidade, como Siporax, X100, Matrix ou em caso de espaço maior, ISTA.
icarocampos escreveu:1ª - Junto ao aquário veio aproximadamente 50 quilos de substrato cascalho de rio com granulometria que varia de 0,5cm a 1,0cm. Há algum risco para os peixes devido ao tamanho do cascalho?
A longo prazo o cascalho maior tende a ser mais problemático, ele acumula muita matéria orgânica ao longo do tempo sendo necessário uma manutenção intensa nas TPA's.
Recomendo para a montagem a areia de filtro de piscina, é boa, bonita e barata...rss.
icarocampos escreveu:2ª - Para ter uma Arraia, é obrigatório o uso da areia?
Sim, os cascalhos mais pesados ou pontudos irão estressas e/ou machucar a arraia, por isso a areia é obrigatória na sua criação. Mas lembre-se que esse aquário é muito pequeno para tal peixe, opte por um de no mínimo 1,5m de frente.
icarocampos escreveu:3ª - Qual o calculo de volume de água X peixe?
Esse é um cálculo erroneamente imposto no hobby, devemos "calcular" o tamanho máximo do peixe, territorialismo, espaço para nado, comportamento e etc. Em um aquário de 300 litros optaria por apenas 2 peixes de médio/grande porte seguido de alguns companheiros menores.
icarocampos escreveu:4ª - Fauana, quais peixes são aconselháveis para viver com o Jack? Eu estava pensando e um GT e um AD
Pessoalmente optaria por 2 JD com um cardume de Danios ou similar, mas os companheiros lhe darão uma maior variedade para a montagem.

Abç.

Agradeço pelas respostas Lucas, imaginei que meu aqua seria pequeno mesmo para Arrárias, pois andei vendo uns videos e os aquarios eram bem maiores.
icarocampos
Alevino
Alevino

Ver perfil do usuário

Mensagem por icarocampos em Ter Mar 18, 2014 2:34 am

Wladimyr escreveu:Olá amigo,

Estou de acordo com todas as observações inclusive sobre a fauna propostas pelo amigo Lucas Duarte, e sobre esta mesmo como são muitas possibilidades deixarei algumas opções de variação.

O JDNB normalmente é uma espécie bem tranquila de convivência com outros peixes, nesse tamanho de aquário colocaria uma espécie de cardume ou grupo, um companheiro de porte igual ou menor e um cascudo de alguma espécie que mais lhe atraia.:

- Como opções para cardumes ou grupos indico: 1 macho e 3 fêmeas de Xiphophorus hellerii (espadinhas) ou 5 Danio malabaricus (Dânio gigante) ou 2 machos e 6 femeas de Xiphophorus maculatus (Platy) ou 5 Puntius sachsii (Barbo ouro) {os colegas ainda podem contribuir com mais}.

- Como opções para tankmate de porte aproximado indico: 1 JDNB ou 1 A. Nigrofasciatus (acará do congo) ou 1 Thorichthys meeki (Boca de fogo) ou Geophagus sp. (chamados de carazinho existem muitas espécies disponiveis mas indico o surinamensis) {os colegas ainda podem contribuir com mais}.

[]s

Obrigado Wladimyr, vou pesquisar sobre os peixes citados. Então eu só posso ter no máximo 2 jumbos no aqua? 3 Seria estressante aos peixes quando adultos?
icarocampos
Alevino
Alevino

Ver perfil do usuário

Mensagem por icarocampos em Ter Mar 18, 2014 2:35 am

Pepê. escreveu:Oi Icaro, blz? Vou montar um aquário com 1,20 tbm (só que mais baixo e menos largo que o seu) de 270 litros, os amigos me indicaram três ciclídeos de médio porte e um cardume de algum barbo ou dânio. Acho que vou fazer o que eles indicaram.

Galera, em 330 litros não dá pra ter uns 5 ciclídeos de médio porte não? Vi em alguns vídeos que eles dividem a atenção entre eles e não ficam só correndo em cima de um. Se não me engano o nome do vídeo é "Aquarismo Jumbo" e o canal é dividido em episódios, vejam lá depois.

Abraço ícaro, boa sorte com a montagem!
 Obrigado Pepê, boa sorte e ajuda dos companheiros a nós.
icarocampos
Alevino
Alevino

Ver perfil do usuário

Mensagem por icarocampos em Ter Mar 18, 2014 2:37 am

Bom galera, hoje cheguei tarde do serviço e nem deu tempo de mexer no aqua. Andei verificando alguns fundos 3d com isopor e achei muito bacana aqueles que o pessoal coloca por fora do aquario, vou comprar duas placas amanha e tentar dar inicio a um.
icarocampos
Alevino
Alevino

Ver perfil do usuário

Mensagem por Wladimyr em Ter Mar 18, 2014 2:46 am

Fica muito bonito o 3D Boa sorte no projeto Very Happy

PS: todos os ciclideos citados incluindo o JDNB nenhum é considerado realmente jumbo, a questão é que realmente fica complicado de criar jumbos nesse espaço, jumbo mesmo pessoalmente considero peixes com porte adulto de 40 cm ou mais no caso se for colocar um cascudão será seu unico exemplar realmente jumbo (e que jumbo) Wink

[]s

Wladimyr
Moderador
Moderador

Ver perfil do usuário

Mensagem por icarocampos em Ter Mar 18, 2014 4:01 pm

Boa tarde pessoal, hoje comprei duas placas de isopor com 4cm de espessura cada, 1 metro comprimento e 40cm de largura, vou ter de realizar algumas colagens de placas para que possa cobrir todo o fundo do aquário. Fiz um esboço com dois desenhos onde a parte mais escura será o alto relevo, gostaria de opiniões sobre qual utilizar. A cor eu ainda estou em dúvida se pinto em tons de marrom ou cinza.

icarocampos
Alevino
Alevino

Ver perfil do usuário

Mensagem por Pepê. em Ter Mar 18, 2014 4:31 pm

Gostei mais do primeiro esboço. Vai ficar mais natural na minha opinião.

Tbm vou fazer um fundo 3d pro meu aquário.
Pepê.
Alevino
Alevino

Ver perfil do usuário

Mensagem por icarocampos em Ter Mar 18, 2014 4:48 pm

Pepê. escreveu:Gostei mais do primeiro esboço. Vai ficar mais natural na minha opinião.

Tbm vou fazer um fundo 3d pro meu aquário.

Acho que vai ser o primeiro mesmo, só não decidi ainda se vai ser interno ou externo, Estou pesquisando em como cobrir o isopor para instalar dentro..
icarocampos
Alevino
Alevino

Ver perfil do usuário

Mensagem por Pepê. em Ter Mar 18, 2014 4:50 pm

Eu acho melhor o externo, pq se enjoar é só tirar...
Pepê.
Alevino
Alevino

Ver perfil do usuário

Mensagem por Lucas Duarte em Ter Mar 18, 2014 5:26 pm

O externo é mais simples, porem o interno é mais realístico.
Caso opte por fazer o interno, poderá passar uma camada de tinta epóxi ou silicone para deixa-lo inerte.
Também gostei mais do primeiro desenho, mas opte por fazer formas mais desalinhadas, isso representa mais naturalidade.

Abç.
Lucas Duarte
Moderador
Moderador

Ver perfil do usuário

Mensagem por icarocampos em Qua Mar 19, 2014 2:03 pm

Vou fazer o externo mesmo simulando uma parede de pedras, como meu pai manja um pouco de pintura artística, vou tentar fazer algo envelhecido. Já comprei duas placas de isopor e colei uma na outra para dar o comprimento, hoje eu começo a moldar a placa e vou tirando fotos.
icarocampos
Alevino
Alevino

Ver perfil do usuário

Mensagem por icarocampos em Qua Mar 19, 2014 5:59 pm

Gostaria de uma ajuda de vocês, andei lendo diversos tópicos aqui e um me despertou curiosidade (segue o link http://www.ciclideosbr.com/t503p15-aquario-ciclideos-jumbos-450-l-comunitario ), onde o aqua de um colaborador estourou e após verificar, constatou que foi o isopor que era muito espesso. 
Minha duvida é a seguinte, como peguei o aqua usado, durante o transporte o isopor que deve ter 1cm de espessura acabou 'machucando' em alguns pontos, é aconselhável trocar?

Última edição por icarocampos em Qua Mar 19, 2014 6:50 pm, editado 1 vez(es)
icarocampos
Alevino
Alevino

Ver perfil do usuário

Mensagem por Lucas Duarte em Qua Mar 19, 2014 6:46 pm

Sim, é aconselhado a troca do isopor.

Poderia postar o link desse ocorrido? Pois o isopor apenas serve para diminuir a tensão do vidro inferior e corrigir alguma imperfeição da base em que o aquário será posto.

Abç.
Lucas Duarte
Moderador
Moderador

Ver perfil do usuário

Mensagem por icarocampos em Qua Mar 19, 2014 6:51 pm

Lucas Duarte escreveu:Sim, é aconselhado a troca do isopor.

Poderia postar o link desse ocorrido? Pois o isopor apenas serve para diminuir a tensão do vidro inferior e corrigir alguma imperfeição da base em que o aquário será posto.

Abç.

Editei a mensagem e coloquei o link do ocorrido.
icarocampos
Alevino
Alevino

Ver perfil do usuário

Mensagem por Lucas Duarte em Qua Mar 19, 2014 7:34 pm

very good

Realmente nesse caso foi o isopor, mas ele tinha 8cm e devido ao layout acabou cedendo em um dos lados.

Nem sabia que tinha isopor nesse tamanho para vender, normalmente utilizamos no máximo 2cm.

Abç.
Lucas Duarte
Moderador
Moderador

Ver perfil do usuário

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: