Ponto de encontro dos Ciclídeo maníacos
Bem vindo ao Fórum Ciclídeos BR!

O verdadeiro ponto de encontro dos Ciclídeo Maníacos.

Para visualizar as novas mensagens, clique em Login.

Se ainda não é membro, Registre-se.
Publicidade
O aquário do trimestre

Última publicação
Filtragem no Aquário
Buscar

Resultados por:

Rechercher Busca avançada

Últimos assuntos
» Comunitário de 240 L
Qui Jul 20, 2017 1:39 pm por SJorge

» 480 L Ciclídeos Africanos
Ter Jul 18, 2017 2:44 pm por SJorge

» Sobre: mudanças no Layout e super lotação!
Dom Jul 16, 2017 3:38 pm por Alexandre Krassuski

» Como eu faço as minhas TPAs
Sex Jul 14, 2017 8:10 pm por Alexandre Krassuski

» Flowerhorn, papagaios, oscar e red devil Todos juntos?
Sex Jun 30, 2017 8:29 pm por Alexandre Krassuski

» Dúvida Aquário 108 Litros
Qua Jun 21, 2017 6:23 pm por SJorge

» Apresentação
Dom Jun 18, 2017 1:28 am por Edson Fortini

» Comunitário Tanganyika 270l - Ajuda sobre fauna
Sab Jun 03, 2017 2:49 pm por portuga86

» Projeto Vuvuzela Tanganyika
Seg Maio 29, 2017 1:08 pm por Dionisio

Julho 2017
SegTerQuaQuiSexSabDom
     12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31      

Calendário Calendário

Foto-concurso
https://www.facebook.com/119534308159638/photos/a.188113827968352.38199.119534308159638/295078133938587/?type=1

http://www.youtube.com/user/CiclideosBR

Como subir o PH e tamponar de forma barata (Por Renato Moterani).

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Como subir o PH e tamponar de forma barata (Por Renato Moterani).

Mensagem por Alexandre Krassuski em Qui Jan 08, 2015 12:26 pm

Olá meus amigos!

Acabei de assistir no YT essa matéria e achei interessante. Sugiro que a Cal Virgem utilizada, seja comprada exclusivamente para uso culinário. Pois a cal virgem para construção civil pode conter impurezas que não são aconselháveis entrar no seu aquário.
https://www.youtube.com/watch?v=qlllXCFrOH0

Um abraço.  
Alexandre Krassuski
Amphilophus labiatus
Amphilophus labiatus

Ver perfil do usuário

Re: Como subir o PH e tamponar de forma barata (Por Renato Moterani).

Mensagem por Lucas Duarte em Qui Jan 08, 2015 11:32 pm

Pessoalmente não gosto desse métodos de alterar o ph, prefiro com rochas pois é mais lento.

Acredito também na metodologia de corrigir o problema na causa, como: porque minha água está acidificando muito?

No caso do Renato é superlotação, fato que também não concordo.

Abç.
Lucas Duarte
Moderador
Moderador

Ver perfil do usuário

Mensagem por Alexandre Krassuski em Sex Jan 09, 2015 11:39 am

Bem observado Lucas!

Encontrar as causas das oscilações do PH é fundamental para estabilizar o aquário e sanar o problema (isso é óbvio). Concordo que esse método de subir o PH, deve ser encarado como paliativo e emergencial e não uma prática recorrente.

Agora, existem casos que o aquarista não tem recursos financeiros para comprar rochas ou substratos para alcalinizar a água até que os problemas das oscilações de PH, sejam identificados e sanados.

Tenho contato com alguns aquaristas que moram em cidades mais afastadas das grandes capitais e não existem lojas especializadas para comprar de forma rápida, qualquer insumo dessa natureza (eles podem até preferir subir o PH com rocha assim como você e eu fazemos). Porém para obter esse material, sobra apenas a solução de envio por SEDEX. E caímos outra vez no mesmo problema já citado. O custo de envio de um material extremamente pesado (rocha ou substrato) sobe muito o valor final do produto. Agora cal virgem e em pequenas quantidade, todos os brasileiros tem fácil acesso. Esse produto é largamente utilizado e comercializado em todo o Brasil.
Quero reafirmar que a minha intenção, não foi defender a montagem do Renato Moterani (esse não foi o foco da minha divulgação do artigo). No meu ponto de vista pessoal e intransferível, cada um, mantem o aquário da maneira que bem entender, e dessa forma assume o risco e o prejuízo por sua montagem desastrosa ou não.

Lucas se me permitir, eu sugiro que você faça as suas críticas ou observações pessoais para o próprio Renato Moterani. Ele disponibilizou (nesse mesmo link), vários canais para contato. Falar diretamente para o dono da montagem é a forma mais ética e direta de discutirmos sobre divergências, você não acha?

Eu gostaria, de aproveitar essa publicação, para amadurecermos soluções mais objetivas e baratas para alcalinizarmos o PH do aquário.

Eu agradeceria muito, se alguém pudesse complementar com mais alguma informação sobre assunto PH.

Att
Alexandre Krassuski
Amphilophus labiatus
Amphilophus labiatus

Ver perfil do usuário

Mensagem por Lucas Duarte em Sex Jan 09, 2015 11:59 am

Já discuti muito esse assunto (lotação) com o Renato e outros "jumbistas" em outros fóruns, que por sinal cairam no esquecimento. Não tenho mais a intenção de conscientizar o mundo referente ao que é certo e errado, é como você disse: "cada um mantem o aquário da maneira que bem entender, e dessa forma assume o risco e o prejuízo por sua montagem desastrosa ou não."

O Renato sabe o que está fazendo e está assumindo os riscos e prejuízos de sua(s) montagem(ns), mas como disse, não tenho intenção nenhuma de voltar a esse assunto.

Quanto ao "verdadeiro" assunto em questão, subir o ph também tem outro risco que poucos conhecem, na maioria das vezes o ph, devido ao alto nível de compostos, tóxicos e etc, cai para menos de 6.0, com isso todas as bactérias nitrificantes entram em inatividade, ou seja, seu aquário para de fazer o ciclo do nitrogênio e com isso os tóxico, principalmente a amônia, vai as alturas. Subindo o ph, inclusive de forma tão rápida, torna a amônia ainda mais tóxica piorando ainda mais a situação.
Esse é apenas mais um exemplo de que temos que ter muito cuidado em alterar qualquer parâmetro da água de um aquário populado.

Agradeço a você por ter entrado em um assunto tão importante e que em muitas vezes é normal no aquarismo.

Muito obrigado.

Abç.
Lucas Duarte
Moderador
Moderador

Ver perfil do usuário

Mensagem por Alexandre Krassuski em Sex Jan 09, 2015 1:18 pm

Lucas você está corretíssimo. Se olharmos em qualquer tabela para teste de Nitrato, o PH está “matematicamente” atrelado ao nível de tóxico na água.

Ou seja, PH mais alcalino (+ temperatura) maiores serão os danos dos compostos tóxicos na água.

Perfeito! Na situação que você ilustrou, em um aquário com níveis elevados de compostos tóxicos (seja por super população ou filtragens insuficientes), fazer o PH se elevar rapidamente com cal, vai detonar os peixes com certeza.

Agora no caso do meu aquário dos amazônicos, por conter troncos de aroeiras e outros elementos acidificantes na composição do layout, eu tive recentemente o problema de precisar subir um pouco o PH, pois eles atingiram níveis muito baixo (ácido). Não era nada, relacionado a super população ou filtragem deficiente.

A minha solução foi inserir algumas gramas de corais mortos no aquário e fui monitorando sistematicamente o PH e o Nitrato. Deu muito certo. O PH foi estabilizado e fiz algumas correções no layout e hoje não tenho mais problemas.

Agora se eu não tivesse acesso a esse recurso, como eu deveria proceder? A cal me parece uma solução barata e acessível a todos (porém tem restrições conforme alertado pelo nosso amigo Lucas).

Juro que eu desconhecia a utilização do produto no aquarismo até assistir o vídeo do Renato Moterani. Até então, eu achava que a cal era um composto que oferecia mais trabalhabilidade à argamassa na construção civil (ou plasticidade). Eu ouvi dizer que era colocado cal em doce de abóbora e nada mais!  

Será que existem outras formas baratas e acessíveis para elevar o PH, sem ser pelo substrato, corais ou os caros alcalinizantes vendido em lojas especializadas para aquarismo?

Alguém conhece algum material sobre esse assunto? Eu gostaria de conhecer.

Um abraço!
Alexandre Krassuski
Amphilophus labiatus
Amphilophus labiatus

Ver perfil do usuário

Mensagem por Edson Paveloski Junior em Sex Jan 09, 2015 11:41 pm

Me permitam opinar, amigos.

Vi o vídeo e percebi o seguinte erro: o autor diz que ocorre tamponamento. Para ocorrer tamponamento, há necessidade de ocorrer um equilíbrio químico que consuma partículas de OH- e H+ adicionadas ao sistema, ou seja, evitando alterações significativas do pH, o que não ocorre no caso do uso de cal, que é um óxido básico e agirá apenas como um neutralizante de ácidos. Como mostrado pelo autor do vídeo, deve ser usado muito pouco, pois forma uma base forte (ao reagir com a água). Apesar disso, vê-se claramente que o autor precisa usar semanalmente, indicando a carência do efeito tampão e o excesso absurdo de ácidos produzidos (por motivos óbvios nos quais não vou focar neste post). Pessoalmente, prefiro o uso de uma solução diluída de carbonato de sódio ou mesmo uma solução relativamente concentrada de bicarbonato de sódio, uma vez que ambos possuem a capacidade de tamponamente (devido ao sistema de equilíbrio químico). Lembrando que bicarbonato de sódio pode ser encontrado em qualquer farmácia ou mercado, e carbonato de sódio pode ser adquirido em lojas de artigos para piscina, comércio de produtos químicos e na forma de certos alcalinizantes para aquários. Inclusive esses 2 são mais fáceis de acertar a dosagem, inclusive em sistemas pequenos, do que a cal.

Outro fator a analizar com o uso de cal é a variação de GH, podendo não ser benéfica para a fauna, embora tal variação costuma ser proporcionamente muito menor do que a variação de pH. De todo modo, deve-se analizar se a fauna pode suportar variações de tal parâmetro.

Outra opção de uso, talvez, seria produzir bicarbonato de cálcio ao reagi-lo com CO2 e permitindo uma dosagem de solução mais controlada.

Acho que é isso,
Abraços

Edson Paveloski Junior
Administrador
Administrador

Ver perfil do usuário http://www.ciclideosbr.com/

Mensagem por Lucas Duarte em Sab Jan 10, 2015 10:48 am

pray very good
Lucas Duarte
Moderador
Moderador

Ver perfil do usuário

Mensagem por Alexandre Krassuski em Seg Jan 12, 2015 8:18 pm

Fechou Edson!
A Cal é só um neutralizador de ácidos! E não equilibra o sistema (por isso o autor tem que aplicar semanalmente o produto, entendi!) very good
Bicarbonato de Sódio! Excelente! Isso sim é um produto acessível em todo o Brasil e com um custo bem barato, parabéns Edson!
Fechou!

Abraço
Alexandre Krassuski
Amphilophus labiatus
Amphilophus labiatus

Ver perfil do usuário

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: