Ponto de encontro dos Ciclídeo maníacos
Bem vindo ao Fórum Ciclídeos BR!

O verdadeiro ponto de encontro dos Ciclídeo Maníacos.

Para visualizar as novas mensagens, clique em Login.

Se ainda não é membro, Registre-se.
Publicidade
O aquário do trimestre

Última publicação
Filtragem no Aquário
Buscar

Resultados por:

Rechercher Busca avançada

Últimos assuntos
» Apresentação
Qua Maio 17, 2017 3:43 pm por Dionisio

» Revista digital
Ter Maio 16, 2017 5:51 pm por jose antonio dos reis

» Projeto Vuvuzela Tanganyika
Sex Maio 12, 2017 1:34 pm por Dionisio

» Alimentação FH
Ter Maio 09, 2017 1:44 am por Kari

» Apresentação
Seg Abr 03, 2017 1:06 am por Alexandre Krassuski

» Melafix 100% caseiro!
Seg Abr 03, 2017 12:59 am por Alexandre Krassuski

» Aqua de Ciclideos Africanos
Seg Mar 27, 2017 8:42 pm por Bruno Emple

» Projeto Tanganyka 200L DIY
Qua Mar 22, 2017 1:32 pm por Emerson Souza Santos

» Me apresento a todos
Qua Mar 22, 2017 1:31 pm por Emerson Souza Santos

Maio 2017
SegTerQuaQuiSexSabDom
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
293031    

Calendário Calendário

Foto-concurso
https://www.facebook.com/119534308159638/photos/a.188113827968352.38199.119534308159638/295078133938587/?type=1

http://www.youtube.com/user/CiclideosBR

Montagem de um tanganyika

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Montagem de um tanganyika

Mensagem por Glauco em Ter Set 29, 2015 3:32 pm

Bom dia, estou tentando montar um aquário para ciclideos do tanganyika, pois meu aquário anterior vazou quase todo enquanto viajava e ficou um ciclideo sobrevivente, que já tenho a quase 6 meses, ele sobreviveu a 10 dias com pouca água e sem filtragem. Meu aquário foi reformado todo tem 100x50x40 e faz uns10 dias que comecei a cíclames ( nunca tinha feito isso antes) aqui no Tocantins temos dificuldades de conseguir material, hoje chegou o teste de nitrito e está em aproximadamente 2,5 a amônia está em 1, adicionei mais amônia para elevar para 2, gostaria de saber se meu ciclideo é o Julidocromis Dickfeld, poi quando comprei só falava ciclídeo. Pois estou indo semana que vem para São Paulo e queria trazer mais 3 deles e outros 4 Lamprologus Multifasciatus , quero colocar só 2 variedades. Só não consegui postar a foto do peixe.
Glauco
Alevino
Alevino

Ver perfil do usuário

Re: Montagem de um tanganyika

Mensagem por Glauco em Ter Set 29, 2015 3:39 pm

https://lh3.googleusercontent.com/-cOtixYv5MTI/VgqhmbgXfAI/AAAAAAAAAgY/HoQp7PcrcOM/s128-Ic42/image.jpeg
Não sei se é assim que coloca imagem.

Última edição por Emerson Souza Santos em Ter Set 29, 2015 3:47 pm, editado 3 vez(es) (Razão : Mudar a vizualização da Imagem)
Glauco
Alevino
Alevino

Ver perfil do usuário

Mensagem por Emerson Souza Santos em Ter Set 29, 2015 3:54 pm

Olá Glauco!

Desejo bom reinício, uma vez que essas coisas desanimam bastante... mas vejo que a intenção é voltar em grande estilo. 

Alterei o modelo de visualização da foto, mas a qualidade (em pixels) não ajuda a desvendar muito bem qual espécie de Julidochromis é. Pelos tons amarelados presentes na imagem, suponho que seja Julidochromis Ornatus.

As Dickfield possuem tons azulados e castanhandos, e a sua não me parece ser elas não. Quanto a manter Julies e Multies nesse aquário que já tens, está numa boa quantidade, mas as Julies poderão dar problemas quando o primeiro casal se formar... aí terá que manter apenas um casal pois são ciclídeos monogâmicos.

Quanto aos Multies, vivem em colônias/grupos e não tem problemas em manter mais machos e fêmeas juntos desde que haja conchas para todos eles (no mínimo 2-3 conchas por peixe).

No mais, fico acompanhando a montagem e desejando sucesso nesse empreitada.

Abraço

Tanganyika Village Aquarium - 144lts

M&Ms Mbunário Malawians - 280lts
Emerson Souza Santos
Administrador
Administrador

Ver perfil do usuário

Mensagem por Glauco em Ter Set 29, 2015 3:59 pm

Obrigado, a foto está ruim porque ele está em uma caixa improvisada , quando transferir ele para o aquário tiro outra.
Glauco
Alevino
Alevino

Ver perfil do usuário

Mensagem por Glauco em Sex Out 02, 2015 5:31 pm

Boa tarde, queria tirar uma dúvida, já que vou colocar 4 lamprolugus Multifasciatus e 2 julidochromis ornatos, qual seria a melhor ração, aqui só achei a Tetra Cichlid sticks, j,a que vou em São Paulo to pensando em pegar os peixes e mais algumas coisas que vcs achem importante eu ter. Estou adicionando amônia todos os dias e ela zera logo no dia seguinte, o nitrito ainda está alto, eu fiz o esquema com o stability seachem. Estou negociando na loja Ecoanimal, é uma loja boa? Agradeço a colaboração.
Glauco
Alevino
Alevino

Ver perfil do usuário

Mensagem por Emerson Souza Santos em Sex Out 02, 2015 10:49 pm

Olá Glauco!

Esses tanganyikas que você quer manter, são espécies onívoras, porém, possuem naturalidade de preferência para alimentação carnívora... ou seja, comem de tudo mas preferem alimentos ricos em proteína e fibras.

Como essa ração (Sticks) é muito grande para o tamanho diminuto deles e da boca deles, você deve procurar por rações com menor granulometria. As marcas mais apreciadas pelos peixes são Tetra, Tropical, JBL, Sera entre outras. 

Quanto ao tipo de ração, você pode pegar uma em flocos que seja com base vegetal (como Tetra Veggie por exemplo), e deixar a base principal com proteínas e alimentos lifolizados, vivos e congelados.

Exemplo:

Tetra Veggie
Tetra Cichlid Mini Granules
Tetra Min Flakes
Tropical Vitality Color
Tropical D-allio Plus
Artêmias Vivas ou congeladas (uma vez na semana ou no mês)
Tetra BloodWorms ou Tubifex

entre outras... procure por rações destinadas a onívoros também que é uma boa (tropical Omnivore, por exemplo). Enfim, são várias opções e a dieta vai depender principalmente da sua di$posição e escolha. Tendo umas 3-4 rações, está de bom tamanho.

Se está zerando a amônia no dia seguinte as colônias estão entrando em estabilidade para fechar o ciclo, só não dose muito pra não atrasar isso. A Ecoanimal é sim uma boa loja... very good 

Boa continuação!
Abraço

Emerson Souza Santos
Administrador
Administrador

Ver perfil do usuário

Mensagem por Glauco em Seg Out 05, 2015 3:47 pm

Bom dia, eu comprei mais 500g da mídia aquamazon x100, vou colocar no canister hoje à tarde, minha dúvida é se coloco junto àquele frasco com bactérias liofilizadas, fiz os testes hoje é a amônia zerou, o nitrito tá um pouco abaixo de 2,8 e a temperatura em 32C. Será que continuo colocando mais amônia? Ela será sempre em menos de 24 horas. Obrigado
Glauco
Alevino
Alevino

Ver perfil do usuário

Mensagem por Emerson Souza Santos em Seg Out 05, 2015 4:51 pm

Glauco,

pode colocar as cerâmicas junto com esse frasco mencionado. Continue dosando amônia em mínima quantidade... se tiver um conta gotas, pingue de 5 à 10 gotas no máximo, só pra manter a colônia de bactérias nitrificantes em estabilidade e com alimentação, ou uma pitada de ração para continuar mantendo níveis mínios de amônia par elas. very good 

Boa continuação!
Abraço

Emerson Souza Santos
Administrador
Administrador

Ver perfil do usuário

Mensagem por Glauco em Dom Out 18, 2015 5:06 am

Fez mais de uma semana que tanto a amônia quanto o nitrito zeraram, fiz uma TPA na quarta e na quinta voltei para o aquário o J.Ornatus que tenho, na sexta comprei mais 2 deles, só que são menores, mas ficaram bem, estão todos se alimentado, e os parâmetros estão zerados. Hoje comprei 2 Multies que são bem pequenos, fiz a aclimatação e antes de colocar eles no aquário dei comida aos outros para eles se distraírem, e os Multi foram direto para as conchas, agora à noite ao procura los, encontrei os 2 comidos, só metade de cada. Será porque eram pequenos. Agora estou receoso de colocar outros, acho que vou esperar ir para São Paulo e ver se consigo uns maiores, e talvez comprar uns 4. Ou quem sabe outra espécie que vive em concha um pouco mais agressiva para enfrentar os Julis.
Glauco
Alevino
Alevino

Ver perfil do usuário

Mensagem por Emerson Souza Santos em Ter Out 20, 2015 3:42 pm

Olá Glauco!

Sinto pela perda... isso pode ser por causa da aclimatação. Não só os nitrogenados, mas os demais parâmetros que possuem vínculo com a alcalinidade (PH, KH, GH...) podem influenciar muito na vida dos peixes, especialmente tanganyikas que vivem em parâmetros altos nesse aspecto.

Compensa comprar peixes maiores sim, mas como dica... aclimate eles com um perído prolongado (60 minutos no mínimo) e de maneira bem gradativa. Se tiver aquelas mangueirinhas de compressor de ar, use delas... o volume de água para transição de água não será agressivo e consequentemente o risco de choque de parâmetros é menor.

Outra coisa que pode ter acontecido é alguma oscilação de parâmetro, por ser um aquário recém ciclado. Você pode colocar uns Ocellatus caso pretenda mesmo trocar de espécie. 

Fico acompanhando... boa continuação! very good 

Abraço

Emerson Souza Santos
Administrador
Administrador

Ver perfil do usuário

Mensagem por Glauco em Ter Out 20, 2015 10:53 pm

Os parâmetros medidos hoje, ph 8,5 , nitrito e amônia 0, o KH está dando 12 ( uso o kit da Labcon e está mandando com 12 gotas) estou usando o buffer seachem Tanganica para elevar o ph aos poucos, dosando ele nas Tpas semanais. Devo chegar a Ph 9? O duro é que meu J.Ornatus não deixa os outros 2 nem se mexerem, ele ou ela não sei o sexo, está com uns 6 cm e os novos devem ter uns 2,5cm, está difícil para os outros comerem. Além do meu canister Jebo 835, estou montando um Sump de 60 litros, será que seria melhor deixar os outros 2 no Sump até crescerem um pouco. Emerson, obrigado pelas dicas.
Glauco
Alevino
Alevino

Ver perfil do usuário

Mensagem por Emerson Souza Santos em Qua Out 21, 2015 2:47 pm

Bom,

os parâmetros me parecem favoráveis para o aquário e não é necessário manter o PH em 9... se chegar naturalmente a medida que for dosando, sem problema.

Com relação ao Julie maior estar atacando os menores, isso é complicado... são peixes bastante difíceis de se socializar com exemplares da mesma espécie quando não são um par formado. E como ele entrou antes, se sente o rei do aquário... deve ter atacado os multies também.

Invés de separar os menores, é melhor manter os menores no aquário principal e deixar o maior no Sump. very good

Emerson Souza Santos
Administrador
Administrador

Ver perfil do usuário

Mensagem por Glauco em Sex Nov 06, 2015 2:52 pm

Bom dia Emerson, estou com uma dúvida, como moro no Tocantins aqui a temperatura é bem quente o ano todo, a água do aquário fica sempre entre 29 e 30 C, estou com 2 ideias, uma de colocar 2 Lamprologus Tetrocephalus e uns 4 Lamprologus Brichard, retirando meu Julie , para não dar briga, ou então mudar para um Malawi com somente um casal de Demasoni Pombo, porque falaram que são um pouco mais resistente a temperatura, apesar que meu Julie está cada vez maior e tá muito bem. O que você recomenda. Grato pela atenção
Glauco
Alevino
Alevino

Ver perfil do usuário

Mensagem por Emerson Souza Santos em Sex Nov 06, 2015 4:41 pm

Olá Glauco!

Está usando aquecedor/termostato? Se sim, basta regular ele em temperatura baixa (tipo 24ºC) pois assim ele permanece desligado e só ligará em caso emergencial (se a temperatura despencar bastante... o que seria difícil no seu caso).

Outro ponto é que você pode deixar o aquário sem aquecimento, apenas com a temperatura ambiente pois tanganyikas não são tão exigentes com temperaturas de porte razoável... toleram bem até os 21-22ºC.

Quanto a mudança de fauna, desaconselho as duas opções... No caso dos Tretocephalus, são bastante inconsistentes, implicantes e crescem bem. São agressivos entre eles e se caso forem dois peixes do mesmo sexo, vão brigar até se matar. Pra mim (que já tive eles duas vezes sem sucesso até a fase adulta) são peixes para aquários de pelo menos 250lts de volume útil de água, e mais de 120cm de comprimento para se ter um casal razoavelmente bem com outros peixes.

Já os Brichardis no lugar das Julies é uma boa troca, mas cabe a você mesmo escolher o que mais te agrada... é questão de gosto mesmo. Very Happy 

Já com relação aos Malawians, não aconselho pelo tamanho do seu aquário... não tem porte para receber os Mbunas e tendo apenas um par, o macho vai assediar a fêmea freneticamente querendo reproduzir, de forma a acuá-la e agredir tanto ela que poderá matá-la ou adoecer ela por falta de alimentação e de ambientação adequada... mesmo colocando bastante tocas, Mbunas são peixes complicados e necessitam de uma elaboração hierarquica para dar certo.

Compensa continuar com tanganyikas e adequar o aquário as espécies mais fáceis de encontrar em sua cidade pra não ter problemas de frustrações na montagem futuramente. Wink 

Boa continuação.
Abraço

Emerson Souza Santos
Administrador
Administrador

Ver perfil do usuário

Mensagem por Glauco em Sex Nov 06, 2015 4:54 pm

Obrigado pela resposta, mas não uso aquecedor, a temperatura é natural, o aquário fica dentro da sala, mas a temperatura média da cidade são 35 C, será que aqueles coolers ajudam?
Olhe vc acha de colocar uns 4 Lamprologus Ocellatus Gold, 3 Lamprologus Brichard e 2 Lamprologus Leleupi.
Não quero muitos peixes, no máximo uns 7 ou 8. O aquário tem 200 litros e agora coloque um sup para ajudar na filtragem.
Se vc tem alguma sugestão, agradecer.
Abraços
Glauco
Alevino
Alevino

Ver perfil do usuário

Mensagem por Emerson Souza Santos em Sex Nov 06, 2015 5:32 pm

stunned  , aí é tenso mesmo! 

Olha, coolers ajudam bem sim, mas se não resolver, também não é um bicho de sete cabeças o valor que está atingindo... o único problema é que aumenta o metabolismo dos peixes, e aí algumas coisas como alimentação, realçar das cores, detritos elevados, reproduções e agressividade se intensificam.

Sobre a fauna, para 200lts, o mais indicado é manter:

1 espécie conchicula (pode ser os Ocellatus)
1 espécie petricola (pode ser os Julies/Brichardis ou Leleupis)
1 espécie de meia-água (paracyprichromis ou Cyprichormis)

Se caso não achar essa combinação interessante, compensa manter:

1 Espécie conchicula + 1 espécie petricola; OU
2 espécies conchiculas + 1 espécie petricola.

Como você referiu manter Brichardis e Leleupis (dois petricolas) nesse tanque, a chance de isso dar ruim é alta e os menores como os conchiculas sofrem ainda mais no meio desse fogo cruzado, portanto você deve decidir qual a combinação que mais te agrada.

Pela quantidade de peixes, te indico peixes de hábitos de colônias... seria um aquário mais pacífico e com territórios bem determinantes as colônias.

4 Multifasciatus (conchiculas)
4 Brichardis (Petricolas)

No caso da substituição dos Multies pelos Ocellatus, você pode manter os Ocellatus em harém (1 Macho e 2 Fêmeas) ou par.

Mas pra mim, uma fauna que te fascinaria se for possível ter, seria:

2 Ocellatus Gold (par)
4 Paracyprichromis Nigripinnis Blue Neon
2 Julies ou Altolamprologus

Essa combinação ficaria bem agradável entre eles, e os peixes tem personalidade que ao acompanhar diariamente, vai ficar cada vez mais encantado. very good 

Abraço

Emerson Souza Santos
Administrador
Administrador

Ver perfil do usuário

Mensagem por Glauco em Sex Nov 06, 2015 6:01 pm

Obrigado, gostei da sua escolha, mas qual dos Altolamprologus, o Altolamprologus Compressiceps Gold Head, ou Altolamprologus calvus black.
Aí semana que vem vou encomendar ou na Ecoanimal ou na Rsdiscus, porque aqui na única loja, só acho os do lago Malawi, ou tenho que encomendar, mas fica mais caro que pedir nessas 2 lojas.
Vou atualizando conforme receber.
Abraços
Glauco
Alevino
Alevino

Ver perfil do usuário

Mensagem por Emerson Souza Santos em Sex Nov 06, 2015 6:28 pm

Aí quanto a espécie de Altolamprologus, fica à sua escolha... Laughing , eu sou suspeito em falar rs

Boa continuação.
Abraço

Emerson Souza Santos
Administrador
Administrador

Ver perfil do usuário

Mensagem por Glauco em Dom Nov 15, 2015 7:05 pm

Boa tarde, chegaram 4 Ocellatus Gold( infelizmente 1 veio morto) e 2 Altolamprologus Calvus, todos já estão no aquário, 2 Ocellatus já estão nas conchas, 1 está junto com os Calvus, quanto ao Julie foi uma dificuldade convencer ele a se mudar, só consegui colocando uma garrafa de coca cola cortada e fazendo uma armadilha colocando ração dentro, como o bicho é esfomiado acabo preso, aí já está no Sump. Quanto tempo será que deixo ele lá, os outros ainda são bem pequenos, por volta de 2 cm.
Glauco
Alevino
Alevino

Ver perfil do usuário

Mensagem por Emerson Souza Santos em Seg Nov 16, 2015 11:53 am

Olá Glauco... sinto pela perda antes mesmo da soltura do peixe. Sad 

Mas, força com isso... já conseguiu espécies novas, então as coisas tendem a progredir na montagem. Que bom que tirou também o bom de briga Laughing , assim dá tempo dos pequenotes crescerem. 

Particularmente acho que deveria deixar o Julie "de castigo" no sump por 1 ou 2 meses dependendo do desenvolvimento dos que estão no aquário até que os menores tenham cacife para enfrentar e se equilibrar frente as agressões desse que era o dominante apenas por tamanho/tempo de vida.

Boa continuação.
Abraço

Emerson Souza Santos
Administrador
Administrador

Ver perfil do usuário

Mensagem por Glauco em Seg Nov 16, 2015 4:17 pm

Obrigado, ele vai ficar um tempo lá, estou pensando em fazer outro aquário um pouco maior 180x55x55, talvez ele vá para lá ou quem sabe arrisco uma montagem do Malawi, comprei ração Tropical de spirulina, quantas vezes por semana dou ela , um abraço .
Glauco
Alevino
Alevino

Ver perfil do usuário

Mensagem por Emerson Souza Santos em Qui Nov 19, 2015 12:54 pm

Bacana ein Glauco... seja malawi ou tanganyika, é um tanque de dimensões sensacionais. Palmas 

Você compro ração de Spirulina para os tanganyikas?  Rolling Eyes ... se sim, comprou errado pois com exceção dos tropheus, petrochromis e gobídeos do tanganyika, os demais peixes são carnívoros e onívoros.

Das espécies que você tem, só as Julies que irão comer spirulina em boa quantidade e ter o organismo bem aceito com elas... dê umas duas vezes na semana no máximo e capriche com rações em alto teor proteico para os peixes. Wink 

Boa continuação.
Abraço

Emerson Souza Santos
Administrador
Administrador

Ver perfil do usuário

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo