Ponto de encontro dos Ciclídeo maníacos
Bem vindo ao Fórum Ciclídeos BR!

O verdadeiro ponto de encontro dos Ciclídeo Maníacos.

Para visualizar as novas mensagens, clique em Login.

Se ainda não é membro, Registre-se.
Publicidade
O aquário do trimestre

Última publicação
Filtragem no Aquário
Buscar

Resultados por:

Rechercher Busca avançada

Últimos assuntos
» Apresentação
Qua Maio 17, 2017 3:43 pm por Dionisio

» Revista digital
Ter Maio 16, 2017 5:51 pm por jose antonio dos reis

» Projeto Vuvuzela Tanganyika
Sex Maio 12, 2017 1:34 pm por Dionisio

» Alimentação FH
Ter Maio 09, 2017 1:44 am por Kari

» Apresentação
Seg Abr 03, 2017 1:06 am por Alexandre Krassuski

» Melafix 100% caseiro!
Seg Abr 03, 2017 12:59 am por Alexandre Krassuski

» Aqua de Ciclideos Africanos
Seg Mar 27, 2017 8:42 pm por Bruno Emple

» Projeto Tanganyka 200L DIY
Qua Mar 22, 2017 1:32 pm por Emerson Souza Santos

» Me apresento a todos
Qua Mar 22, 2017 1:31 pm por Emerson Souza Santos

Maio 2017
SegTerQuaQuiSexSabDom
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
293031    

Calendário Calendário

Foto-concurso
https://www.facebook.com/119534308159638/photos/a.188113827968352.38199.119534308159638/295078133938587/?type=1

http://www.youtube.com/user/CiclideosBR

Novo Tanganyika

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Novo Tanganyika

Mensagem por Michell Alves Arruda em Ter Fev 23, 2016 3:30 pm

Olá pessoal, sou novo aqui e estou voltando ao aquarismo após 15 anos. E estou montando um aquário novo para mim, mas eu vi que temos muitos equipamentos hoje e isso me faz um tanto confuso em relação ao que comprar.

Abaixo o setup que eu queria montar:
Aqua 80x60x60
Canister Atman 1500 l/h ou Jebo 839 (Estou realmente em dúvidas sobre esses dois, não sei qual pegar ainda, uma pergunta, será necessário outro tipo de filtro comprando um canister?)
Atlantic Crushed Coral da menor granulção que encontrar, aproximadamente 4 sacos com 9kg cada para ter uns 8cm de substrato.
Rochas Sansibar, uns 20kg ficaria muito chapado de rocha?
Uns 2kg de Siporax e 100ml de Purina

Sobre o condicionador eu não sei qual comprar, e nem as lâmpadas, talvez eu faça alguma iluminação a base de led branco e azul.

Sobre os peixes eu tenho muito mais dúvidas, eu sei que o aquário é relativamente pequeno, e eu já pesquisei bastante sobre as combinações e não chego a uma conclusão, pois tenho que me limitar aos que vendem aqui na minha cidade.
Vou citar alguns e os amigos que puderem me ajudar nessa decisão eu agradeceria.

TROPHEUS MOORII BEMBA RED
NEOLAMPROLOGUS CAUDOPUNCTATUS 
NEOLAMPROLOGUS LELEUPI ORANGE
NEOLAMPROLOGUS TRETOCEPHALUS 
TROPHEUS MOORII MURAGO
TROPHEUS MOORII KAIZER IKOLA
JULIDOCHROMIS ORNATUS
JULIDOCHROMIS MARLIERI
LAMPROLOGUS OCELLATUS GOLD
NEOLAMPROLOGUS MULTIFASCIATUS
CYPRICHROMIS LEPTOSOMA KITUMBA
Altolamprologus Calvus
ALTOLAMPROLOGUS COMPRESSICEPS GOLD HEAD

Essa é a lista que mais gostei, principalmente os de cores fortes e vivas. Quando decidir a fauna eu comprei todos de uma vez e colocarei no aquário.

Obrigado aos que se dispuserem a ajudar.
Michell Alves Arruda
Alevino
Alevino

Ver perfil do usuário

Re: Novo Tanganyika

Mensagem por Emerson Souza Santos em Qua Fev 24, 2016 9:46 pm

Olá Michell!

Seja bem vindo... assim que possível faça a sua apresentação na sala Apresente-se para formalizar sua inscrição nessa comunidade.

Quanto ao aquário, vamos às dúvidas:

- Filtragem: Qualquer um dos dois filtros dá conta do aquário. Se possível, pegue o que tiver mais espaço/gavetas para acoplar uma maior quantidade de midias biológicas nele.

Rochas e Substrato: Rochas eu acredito que pode ser muito sim, uma vez que ciclídeos do lago tanganyika vivem em territórios específicos e, essas diferenças não ajudaria nada em ter essa quantidade de rochas.

Condicionador, qualquer um que sinta confiança. Os mais usados são o Prime da Seachem e o aquasafe da Tetra. A iluminação pode ser de Led também, conforme se referiu.

Fauna:

- Descarte Tropheus!
São peixes para aquários compridos e com volume maior de água. São de alimentação diferenciada (herbívoros) da grande maioria dos outros tanganyikas.

- Descarte Tretocephalos, Leleupi... a não ser que for manter peixes solitários pois vivem melhores sozinhos. E como são petrícolas, teria que ser apenas um deles no aquário.

Seu aquário deve ter 2 ou 3 espécies diferentes e dependendo das espécies, não vai ter muito peixe. Pelos que você gostou, temos alguns que são conchiculas e outros petricolas que se enquadram ao  dimensionamento do aquário.

conchiculas:
L. Ocellatus Gold ou L. Caudopunctatus

pode ser um par de qualquer uma dessas espécies, ou as duas... mantendo um em cada extremidade do aquário.

Petrícolas:
J. Marlieri ou Ornatus
A. Calvus ou Compressiceps

Você pode escolher qualquer uma dessa espécie para habitar nas rochas em pares, desde que não tenha o Leleupi e o Tretocephalos como opção também. 

Meia água:
Cyprichromis são bem ativos, mas são para aquário mais compridos. Invés deles, poderia substituir pelos Paracyprichromis Nigripinnis Blue Neon. Colocando um quarteto ficará tranquilo.

Basicamente é isso... espero que não tenha desistido do projeto e volte para atualizar. Se tive dúvidas, estamos a disposição. very good 

Abraço

Tanganyika Village Aquarium - 144lts

M&Ms Mbunário Malawians - 280lts
Emerson Souza Santos
Administrador
Administrador

Ver perfil do usuário

Mensagem por Michell Alves Arruda em Qui Fev 25, 2016 3:16 am

Emerson, desde já obrigado pelo apoio e as dicas.

Ontem eu fiquei analisando a fauna e cheguei a alguma conclusão. Seria a seguinte:

2 Caudopunctatus (casal)
2 Ocellatus Gold (casal)
2 Julidochromis Ornatus (casal? ou 2 machos?)

Eu iria incluir algum peixe de meia água, mas não sabia qual, o que você sugeriu é interessante, vive em colônias não é. Eu achei que podia incluir Calvus junto com Juli, mas pela dimensão do aquário acho que não será possível, sendo assim eu prefiro o Ornatus.

- Irei pegar o substrato na granulação nº1 que é bem fininha e comprarei apenas 3 sacos com 9kg cada, para deixar uns 5cm de substrato ao invés de 8cm. Acho que não tem necessidade de 8cm já que não é plantado.

- Quanto ao canister, o atman ele possui apenas 3 bandejas e o Jebo possui 5 bandejas, se escolher o Jebo eu pretendo comprar uns 2kg de Siporax, 1kg de Matrix e 2kg de Ista + 100ml ou 200ml de purina, não decidi ainda quanto a quantidade de purina, não usarei carvão ativado.

- Vou comprar algumas rochas para fazer uma ilha no meio do aquário, não tão alta para dividir as duas extremidades do aquário para o casal de Ocellatus e o de Caudopunctatus.

- Quanto a iluminação, ou eu farei de leds brancos e azuis, ou comprarei T5 de 20w uma branca, uma azul e uma rosa, será que esse setup com lâmpadas T5 ficam bons? É exagerado? 

- Uma pergunta sobre a dimensão do aquário que eu resolvi mudar um pouco, acho que vou alterar o tamanho para 80x50x60 ai me surgiu uma dúvida, 60cm de altura é muito alto para esse setup? Ou um 80x50x50 estava ok já?

- Hoje fui em uma loja aqui na cidade atrás de ciclídeos tanga, achei bem poucos e pareciam "sem vida" ocellatus gold não era tão dourado assim as Jolis também, todos eram pálidos, acho que isso ocorre pelo o ambiente em que o peixe está, confere?

Porque tinha um aquário principal com Ciclídeos Tanga adultos 10cm+ que brilhavam as cores.
Michell Alves Arruda
Alevino
Alevino

Ver perfil do usuário

Mensagem por Emerson Souza Santos em Qui Fev 25, 2016 1:42 pm

Olá Michell!

A fauna escolhida me parece bem interessante. Quanto aos Nigripinnis, não são bem de colônias, mas vivem bem em grupos. São denominados gregários.

Pelo comprimento do aquário, não seria possível manter 2 espécies de rock-dwellers, por isso já que gosta mais das Ornatus, compensa ir avante. Diminuir o substrato também é um fator muito bom... vai aumentar o volume de água para os peixes.

Sobre o Purigen, pode usar qualquer uma das quantidades que dá conta do recado também. A disposição de  layout que pretende fazer é uma ótima ideia para esse aquário... vai resultar em maior pacificidade entre as espécies.

Sobre a iluminação, acredito que poderia optar apenas por duas lâmpadas... pra não ficar tão forte a iluminação. Ou optar pelos led's mesmo.

Se tem a possibilidade de modificar as medidas, opte por altura menor e se tiver espaço e estiver dentro do seu orçamento, aumente o comprimento e/ou a largura do aquário. 80x60x50 por exemplo, seria bem mais interessante para o aquário... ou 50x50 mesmo.

E sobre os peixes em lojas... isso é fato. Baterias e aquários pequenos expostos a venda, estressam os peixes que não fazem jus as cores e comportamentos que essas espécies tem. De certo que se montar um aquário bem elaborado e reforçar na alimentação e qualidade da água os bichos parecerão outros peixes no seu aquário. very good 

Boa continuação!
Abraço

Emerson Souza Santos
Administrador
Administrador

Ver perfil do usuário

Mensagem por Michell Alves Arruda em Qui Fev 25, 2016 10:35 pm

Emerson, boa noite.

Tenho a opção de modificar as medidas sim, pois estou planejando tudo ainda antes de por o plano em ação e ainda bem que eu não montei o aquário ainda, pois tem um móvel aqui em casa que é 110x45x60 de altura ele tem chapas de 2,7mm mas vou pedir pra colocar duas colunas no centro dele, é um móvel aberto, bem bonito que futuramente eu posso até colocar portas caso seja necessário, usa parafusos 8mm, logo, eu irei mudar meu projeto para 110x45x50 (247,5 Litros), o Canister que eu escolhi foi o ATMAN 3338 1200l/h pelo que eu andei lendo ele é bem eficiente, mas será que aguenta a litragem com essas medidas? Tem o Jebo 839 1500l/h, mas todo mundo reclama do real desempenho dele. 

A altura do canister para o aquário seria 95cm~100cm será que esse ATMAN da conta? Até as peças de reposição dele é mais fácil de encontrar.
Michell Alves Arruda
Alevino
Alevino

Ver perfil do usuário

Mensagem por Dionisio em Sex Fev 26, 2016 12:34 am

Opa esse promete e vou ficar de olho Shocked  

very good
Dionisio
Amphilophus labiatus
Amphilophus labiatus

Ver perfil do usuário

Mensagem por Emerson Souza Santos em Sex Fev 26, 2016 12:35 pm

Olá Michell!

Maravilha que consegue melhorar as medidas... 110x45x50 não é nada mal. Palmas 

Quanto aos Filtros, de fato o Atman é melhor em desempenho e facilidade para reposição de peças. Tenho um aqui em casa no meu aquário e também posso dizer que não tenho problemas com ele... meu aquário mais a altura da alvenaria deve dar uns 150cm de altura e ainda sim ele tem uma boa vazão para o comprimento do meu aquário.

Considerando que o volume útil ficará em aproximados 200lts de água, o filtro turbinado com bastante mídias biológicas, sem dúvida da conta do recado. very good 

Boa continuação.
Abraço

Emerson Souza Santos
Administrador
Administrador

Ver perfil do usuário

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo