Ponto de encontro dos Ciclídeo maníacos
Bem vindo ao Fórum Ciclídeos BR!

O verdadeiro ponto de encontro dos Ciclídeo Maníacos.

Para visualizar as novas mensagens, clique em Login.

Se ainda não é membro, Registre-se.
Publicidade
O aquário do trimestre

Última publicação
Filtragem no Aquário
Buscar
 
 

Resultados por:
 


Rechercher Busca avançada

Últimos assuntos
» Dúvida Aquário 108 Litros
Qua Jun 21, 2017 6:23 pm por SJorge

» Apresentação
Dom Jun 18, 2017 1:28 am por Edson Fortini

» Comunitário Tanganyika 270l - Ajuda sobre fauna
Sab Jun 03, 2017 2:49 pm por portuga86

» Projeto Vuvuzela Tanganyika
Seg Maio 29, 2017 1:08 pm por Dionisio

» Revista digital
Sex Maio 26, 2017 4:45 pm por jose antonio dos reis

» Apresentação
Qua Maio 17, 2017 3:43 pm por Dionisio

» Alimentação FH
Ter Maio 09, 2017 1:44 am por Kari

» Apresentação
Seg Abr 03, 2017 1:06 am por Alexandre Krassuski

» Melafix 100% caseiro!
Seg Abr 03, 2017 12:59 am por Alexandre Krassuski

Junho 2017
SegTerQuaQuiSexSabDom
   1234
567891011
12131415161718
19202122232425
2627282930  

Calendário Calendário

Foto-concurso
https://www.facebook.com/119534308159638/photos/a.188113827968352.38199.119534308159638/295078133938587/?type=1

http://www.youtube.com/user/CiclideosBR

A família Cichlidae

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

A família Cichlidae

Mensagem por Ciclídeo maníaco em Dom Set 11, 2011 1:42 am

Cichlidae é uma família de peixes de água doce da ordem Perciformes que inclui cerca de 105 géneros e 1900 espécies. Os ciclídeos representam a maior família de peixes (em termos de número) e cerca de 5% dos vertebrados existentes na Terra.

Os ciclídeos possuem o corpo comprimido lateralmente, uma narina apenas por lado do corpo, a linha lateral dividida e espinhos nas nadadeiras dorsal e anal (dorsal, entre 7 e 25 raios duros e 5 e 30 raios moles; anal, entre 3 e 15 raios duros, geralmente 3, e 4 e 15 raios moles, em algumas espécies até 30). O grupo caracteriza-se ainda: pela presença de uma única narina em cada lado da cabeça, pela presença de dentes nas duas mandíbulas e na garganta e pelo intestino, que sai do estômago pelo lado esquerdo (ao contrário dos restantes grupos de peixes).

Os ciclídeos têm ampla distribuição geográfica nas Américas, África, Madagáscar, litoral sul da Índia, Sri Lanka e Oriente Médio. Foram introduzidos em vários países dos 4 continentes, e em alguns são a única fonte de proteína animal para milhões de pessoas.

As espécies mais conhecidas são que habitam o continente americano (ciclideos neotropicais) onde se destacam os populares acará-disco (Symphysodon aequifasciatus) e acará-bandeira (Pterophyllum scalare). O continente africano, mais precisamente na região do Rift Valey (Lagos Vitória, Malawi e Tanganica) se destaca pela biodiversidade de espécies dessa família. Estes ciclídeos africanos caracterizam-se pela exuberante coloração e seus tamanhos variam de 2,5 centímetros (Neolamprologus multifasciatus) a 80 centímetros (Boulengerochromis microlepis), ambos do lago Tanganica. No Malawi encontramos predominantemente os generos Pseudotropheus, Melanocromis e Aulonocaras. Possuem as mais variadas formas, mas em geral o corpo é moderadamente profundo e comprimido. O lago Malawi merece especial atenção por ser habitat das espécies mais coloridas da família. Muitas espécies de ciclídeos são criadas e comercializadas como peixes ornamentais, ou exploradas na pesca comercial e esportiva (ex. Tilápias).

Fonte: Wikipédia, a enciclopédia livre.
avatar
Ciclídeo maníaco
Administrador
Administrador

Mensagens : 490
Data de inscrição : 15/08/2011
Idade : 5
Localização : Brasil

Ver perfil do usuário http://www.ciclideosbr.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: A família Cichlidae

Mensagem por Lucas Duarte em Qui Dez 13, 2012 8:04 pm

Os ciclídios são classificados como:

Mbuna:
Que habitam a parte rochosa do lago.
São menores, mais ativos e agressivos.
Usualmente herbívoros, alimentando-se basicamente de algas que crescem nas rochas e pequenos crustáceos.
Os pricipais gêneros são:
Pseudotropheus, Melanochromis, Labidochomis, Labeotropheus, Cynotilapia, Gephyrochomis, entre outros.

Non-Mbuna:
Todos os outros.
Os principais são Utakas e Haplochromis.
São menos agressivos principalmente porque seus territórios não são tão pertos entre si e são menos definidos.
São maiores que os mbunas e que em sua maioria são onívoros.
Alimentando-se de alevinos, pequenos invertebrados, plâncton e etc.



Malawi
É um dos Grandes Lagos Africanos e está localizado no Vale do Rift, entre o Malawi, a Tanzania e Moçambique.
Com uma orientação norte-sul,
Tem 560 km de comprimento, 80 km de largura máxima e 700 m de profundidade.
É um lago único no mundo por formar uma província biogeográfica específica, com cerca de 400 espécies de ciclídeos descritas endémicas (cerca de 30% de todos os ciclídeos conhecidos no mundo).
Estima-se que tenha uma idade entre um e dois milhões de anos.
Uma vez que se encontra numa região tropical e é muito profundo, o lago está permanentemente estratificado, com um epilímnio mais quente sobre um hipolímnio mais frio. O nível da água varia com as estações do ano e tem ainda um ciclo de longa duração, com os níveis mais altos em anos recentes.

Tanganika:
É um lago que está localizado no Great Rift Valley, confinado entre montanhas.
Segundo maior lago da superfície do continente, embora o mais profundo e volumoso.
Ele se estende por 673 km sentido norte-sul e tem, em média, cerca de 50 km de largura.
Abrange 32.900 km, com um litoral de 1.828 km e uma profundidade média de 570 m 1.470 m pico.
Contém cerca de 18.900 km ³ de água.
A temperatura média na superfície é de 25 º C e acidez média pH de 8,4.
O lago da bacia abrange 231.000 km, com dois grandes rios que correm para o lago, juntamente com numerosos pequenos rios e riachos que vêm das montanhas íngremes, o principal fluxo de água que vem do rio Lukuga, que flui no rio Congo.
Os principais rios são o Ruzizi e o Malagarasi, o segundo maior rio da Tanzânia.
É partilhado por quatro países: Burundi, República Democrática do Congo, Zâmbia e Tanzânia, que detém a maior parcela (41%).

Vitória:
O Lago Vitória ou Victoria Nyanza (em língua suahili) é um dos Grandes lagos Africanos, localizado num planalto elevado na parte ocidental do Grande Vale do Rift, na África Oriental, e está sujeito a administração territorial pela Tanzânia, Uganda e Quênia.
Línguas africanas faladas ao redor do Lago Victoria.
Com 68.870 km² de área (quase a mesma da Irlanda), é o maior lago do continente africano, o maior lago tropical no mundo e o segundo maior lago de água doce no mundo em termos de área.
Sendo relativamente raso, ordena como o sétimo maior lago de água doce através do volume e contém 2.760 quilômetros cúbicos de água. É uma das nascentes do Rio Nilo, o Nilo Branco.
Existem mais de 3.000 ilhas no seu interior, muitas das quais habitadas, entre as quais as Ilhas de Ssese em Uganda, um grupo grande de ilhas no noroeste do lago, e se tornando um destino popular para turistas.

A África, (Ciclídeos Áfricanos).
É o segundo continente mais populoso da Terra (atrás da Ásia) e o terceiro continente mais extenso (atrás da Ásia e das Américas).
Tem cerca de 30 milhões de km², cobrindo 20,3 % da área total da terra firme do planeta e mais de 800 milhões de habitantes em 53 países, representando cerca de um sétimo da população do mundo.
Cinco dos países da África foram colónias portuguesas e usam o português como língua oficial: Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique e São Tomé.
Separada da Europa pelo mar Mediterrâneo e liga-se à Ásia na sua extremidade nordeste pelo istmo de Suez.
No entanto, a África ocupa uma única placa tectônica, ao contrário da Europa que partilha com a Ásia a Placa Euro-asiática.
O comprimento da linha de costa é de 26 000 km.

As Américas, (Ciclídeos Ameriocanos).
Continente localizado no hemisfério ocidental e que se estende, no sentido norte-sul, desde o oceano Ártico até o cabo Horn, ao longo de cerca de 15 mil quilômetros.
O seu extremo oriental insular e não-continental encontra-se na Groenlândia, no Nordostrundingen, enquanto que o extremo ocidental insular fica nas Aleutas.
Já os extremos não-insulares e contíguos ao continente em si (massa continental contínua) são o Cabo Príncipe de Gales (extremo ocidental, no Alasca) e a Ponta do Seixas (extremo oriental, na Paraíba).
Com uma área de 42 189 120 km² e uma população de mais de 750 milhões de habitantes, corresponde a 8,3% da superfície total do planeta, ou 28,4% das terras emersas, e a 14% da população humana.
Localizada entre o oceano Pacífico e o Atlântico, a América inclui o Mar do Caribe e a Groenlândia, mas não a Islândia, por razões históricas e culturais.
Também é conhecida pelo nome de Américas e pela expressão Novo Mundo, neste caso em oposição à Europa, considerada o Velho Mundo.
Alguns não consideram a América como um continente único, preferindo defini-la como um conjunto de terras composto pelos continentes da América do Norte (que inclui a chamada América Central e o Caribe) e da América do Sul. Qualquer que seja a sua conceituação, a América compõe-se, de fato, de duas massas de dimensões continentais - as Américas do Norte e do Sul -, ligadas por um istmo (o istmo do Panamá) que é cortado por um canal (o canal do Panamá).

Amazonas (ciclidios americanos)
Um grande rio situado no norte da América do Sul, ao centro da floresta amazônica. Maior rio da Terra, tanto em volume d'água quanto em comprimento (6.992,06 km de extensão), tem sua origem na nascente do rio Apurímac (alto da parte ocidental da cordilheira dos Andes), no sul do Peru, e deságua no Oceano Atlântico junto ao rio Tocantins no grande Delta do Amazonas, no norte brasileiro. Ao longo de seu percurso recebe No Peru os nomes de Apacheta, Lloqueta, Tunguragua, Marañón, Apurímac, Ene, Tambo, Ucayali e Amazonas (Peru); em território brasileiro entra com o nome de Solimões e finalmente em Manaus recebe o nome de Rio Amazonas até a foz no Oceano Atlântico. Por muito tempo se acreditou ser o Amazonas o rio mais caudaloso do mundo e o segundo em comprimento, porém após análise detalhada, técnicos do INPE concluíram que a extensão do rio Amazonas tem exatos 6.992,06 km, superando o rio Nilo em aproximadamente 140 km (Folha de São Paulo, 3 de julho de 2008). Detentor da maior bacia hidrográfica do mundo, ultrapassando os 7 milhões de km2, a maior parte do rio está inserida na planície sedimentar Amazônica, embora a nascente em sua totalidade é acidentada e de grande altitude. Marginalmente, a vegetação ribeirinha é, em sua maioria exuberante, predominando as florestas equatoriais da Amazônia, A área coberta por água no rio Amazonas e seus afluentes mais do que triplica durante as estações do ano. Em média, na estação seca, 110.000 km2 estão submersos, enquanto que na estação das chuvas essa área chega a ser de 350.000 km2. No seu ponto mais largo atinge na época seca 11km de largura, que se transformam em 50km durante as chuvas.

Fonte: http://falandodepeixes-ciclideos.blogspot.com.br/
avatar
Lucas Duarte
Moderador
Moderador

Mensagens : 4698
Data de inscrição : 15/09/2012
Idade : 35
Localização : Taubaté / SP

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: A família Cichlidae

Mensagem por Thiago Cardoso em Qui Dez 13, 2012 10:05 pm

ai sim heim...belo complemento...parabéns
avatar
Thiago Cardoso
Cichla ocellaris
Cichla ocellaris

Mensagens : 1532
Data de inscrição : 10/07/2012
Idade : 34
Localização : São Paulo / Zona Leste / Itaquera

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: A família Cichlidae

Mensagem por Lucas Duarte em Qui Dez 13, 2012 10:20 pm

Obrigado meu amigo. very good
avatar
Lucas Duarte
Moderador
Moderador

Mensagens : 4698
Data de inscrição : 15/09/2012
Idade : 35
Localização : Taubaté / SP

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: A família Cichlidae

Mensagem por Wladimyr em Qui Dez 13, 2012 10:46 pm

Parabéns! muito legal o estudo

[]s

_________________
---------------------------------------------------
------------Meu Aquário de Oscares------------
---------------------------------------------------
----Criação de Caramujos e Lebistes----------
---------------------------------------------------
avatar
Wladimyr
Moderador
Moderador

Mensagens : 3255
Data de inscrição : 25/10/2012

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: A família Cichlidae

Mensagem por Lucas Duarte em Sex Dez 14, 2012 2:43 pm

very good
avatar
Lucas Duarte
Moderador
Moderador

Mensagens : 4698
Data de inscrição : 15/09/2012
Idade : 35
Localização : Taubaté / SP

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: A família Cichlidae

Mensagem por coosmond em Sex Dez 14, 2012 4:01 pm

Muito bom
avatar
coosmond
Amphilophus labiatus
Amphilophus labiatus

Mensagens : 337
Data de inscrição : 20/09/2012
Idade : 38
Localização : Zona Sul/SP/ Cidade Ademar

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: A família Cichlidae

Mensagem por Lucas Duarte em Sex Dez 14, 2012 7:17 pm

very good
avatar
Lucas Duarte
Moderador
Moderador

Mensagens : 4698
Data de inscrição : 15/09/2012
Idade : 35
Localização : Taubaté / SP

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: A família Cichlidae

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum